Caso 40% ENF II e III Noite

Viva o São João!
            Todos os anos no nordeste, as festas juninas inundam a região de alegria. Essa comemoração é regada de muita comida típica e bebidas alcoolicas de vários tipos, como licores. A fogueira é o símbolo da festa, com muitos fogos e diversos shows, muitas são as pessoas que se embebedam e precisam de atendimento de saúde.
            Em Conceição de Campinas não é diferente, sempre há esse tipo de comemoração! Júlio Cesar, como um bom nordestino, é lider da comunidade e organizou a tão esperada festa, que foi um estrondo e contou com a colaboração de todos os moradores da região. Contou com muitas barracas de bebidas e comidas, uma grande preocupação para Julio já que seu pai, que tem a saúde frágil, perde a linha em festas e se embebeda constantemente.
            Dessa vez não foi diferente,Seu Josias, 61 anos, abusou não só dos licores como também das comidas...
Julio Cesar: Pai estou vendo daqui que o senhor está abusando... já tomou mais de quatro copos de licor!
Sr. Josias: Meu fio, você vai começa a pegar no meu pé, não tá vendo que hoje é festa de São João!
Julio Cesar: Tô vendo sim pai, é que o médico falou para o senhor não abusar devido ao seu problema e  não está fazendo isso.
Sr. Josias: Oxi, e agora você é médico para saber o que tenho, rapaz... da minha vida cuido eu, sou homem grandinho demais para saber o que é certo ou errado!
            Prevendo que seu pai passaria mal, Julio Cesar já preparou a equipe de saúde que dava assistência à festa, já que sabia dos abusos com o álcool. Poucos minutos se passaram e Sr. Josias começou a se sentir estranho, estava tonto, com nauseas e chegou a vomitar. Foi encaminhado à ambulância de plantão, onde chegou inconsciente.
            Enfermeira: O que aconteceu?
            Julio Cesar:  Meu pai bebeu demais, eu tentei avisar, já não é a primeira vez! Ele é teimoso, nunca me escuta. Outro dia mesmo, mal conseguia ir ao banheiro, era uma dor terrivel ao urinar. Resolveu se medicar e tomou BACTRIM, deu uma diarréia brava. Agora tá sem tomar remédio e com os mesmos problemas, segundo o médico é culpa da sua saúde fragilizada. Parece que é normal nessa idade ter problema urinário.
            Enfermeira: Tá, tá, tá... já entendi! Não tenho tempo para saber da vida do seu pai não! Resumindo, ele apresenta disuria, desidratação e bebedeira. Pode colocá-lo ali na maca que já resolvo o seu problema. Só vou ali comer alguma coisa e já volto, estou com fome e em jejum há 4 horas.
            Ao retornar, a enfermeira aferiu a pressão do senhor, que estava em 110X90 mmhg. Julio Cesar já havia dito que seus dados antropométricos eram 1,71m de altura e 69 kg, apresentava 70 bpm e sua temperatura corporal elevada ,ela rapidamente registrou todos os dados no prontuário. Para resolver a situação, administrou soro glicosado EV, realizou o procedimento antes mesmo de calçar luvas ou lavar as mãos.
            Passado determinado tempo, Julio Cesar acabou comunicando a comunidade que seu pai havia falecido, causa essa determinada no atestado de óbito como choque séptico por uma bactéria gran-negativa conhecida como Staphilococcus aureus derivado de uma necrose.

Comentários

Postagens mais visitadas